1_conceitos

oZ. é uma produtora de artes cênicas, audiovisual e música. Desde 2008, atua no cenário cultural brasileiro e tem como ênfase o intercâmbio cultural. Seus projetos artísticos promovem uma linguagem em criação, na busca de novas ideias e significados, também promovendo o enriquecimento de uma identidade contemporânea e universal, ao permitir a possibilidade de diferentes verdades, ideias, sentimentos e sensações coexistirem num mesmo palco, e criando oportunidades onde diferentes mídias, novos talentos e talentos estabelecidos possam dialogar, aprendendo uns com os outros e explorando os mecanismos que a linguagem contemporânea nos oferece.

2_quemsomos

01_jonas é sócio-fundador da oZ., uma produtora de cultura multidisciplinar fundada em 2008 no Rio de Janeiro. Jonas atua nas artes cênicas, música, artes visuais, moda e audiovisual. Além de diretor da empresa e produtor dos projetos produzidos ou co-produzidos pela oZ., ele também atua na tradução, adaptação, versão brasileira e direção artística de espetáculos e na curadoria de festivais de artes cênicas. 

Além da parceria com Cesar Augusto no projeto CÂMBIO (nomeado na categoria especial do Prêmio APTR de 2011), que ocorreu no Teatro Glaucio Gill e no Teatro Café Pequeno, ambos no Rio de Janeiro, participou de projetos de sucesso de público e crítica como “Hedwig e o centímetro enfurecido”, “O Bem Amado”, “Inverno da luz vermelha”, “As mulheres de Grey Gardens”, “O desaparecimento do elefante”, “Vampiras lésbicas de Sodoma”, “Mondo Machete”, “Eija-Liisa Ahtila”, “Dussek veste Machete”, “Mondo Machete”, “O teatro de sombras de Ofélia”, “Chantal Akerman”, “Festival Dois Pontos”, “Mistério na Mansão” entre outros. Atualmente é um dos curadores e diretores do Festival CÂMBIO e CÂMBIO Residências, que vêm ocorrendo anualmente desde 2021. 

Trabalhou internacionalmente como diretor executivo da Stephen Petronio Company (SPC) em Nova York, administrando e produzindo para a companhia de dança pós-moderna americana e seu respectivo centro de residência artística. Com a SPC, realizou temporadas de dança no Joyce Theater e no La MaMa Experimental Theatre, ambos em Nova York, e participou de festivais internacionais incluindo “Fall for Dance Festival” no New York City Center, “Movement Without Borders” no Judson Memorial Church, Association of Performing Arts Presenters (APAP), American Dance Festival na Carolina do Norte, Virtual Hudson Valley Dance Festival, Virtual Fire Island Dance Festival, Akademie der Kunst em Berlim, ScreenDance Miami Festival, entre outros. 

Também produziu o Virtual Bloodlines Festival, celebrando as obras dos mestres da dança pós-moderna americana (Merce Cunningham, Trisha Brown, Steve Paxton, Anna Halprin, Yvonne Rainer e Rudy Perez) e ofereceu oportunidades de criação e desenvolvimento através de residências artísticas e comissões para outros 25 coreógrafos e mais de 140 dos seus colaboradores artísticos. 

Atualmente é responsável pela curadoria de uma programação de teatro, música, dança, audiovisual e literatura representativa do Brasil como país convidado de honra do Festival Internacional Cervantino, em Guanajuato, México.

02_cristiane Especialista em audiovisual. Trabalhou por 12 anos com Pedro Rovai, gerenciando os projetos “Tainá 2 – A Aventura Continua” e “Tainá 3 – A Origem”, além de “Qualquer Gasto Vira-Lata”. Coordenou toda a equipe de desenvolvimento do “O Outro Lado do Paraíso”. Na oZ. gerencia projetos e presta assessorial e consultoria às produtoras Sincrocine, Tiete Produções, Cinelândia do Brasil, Caipirinha Filmes, Olhar Feminino, Made for TV, Aiupa Produções, Pipa Distribuidora, Videoforum, CDB, Mercurio Produções, H2O Distribuidora etc. Além de firmar parceria com a Planet Pop, de Guto Barra e Tathi Issa, produtores de “Dzi Croquettes”, na coordenação e acompanhamentos dos projetos a serem produzidos em 2016.

 

3_projetos

Em Produção

2024 – produção do espetáculo Isto não é uma dança e residência artística da coreógrafa holandesa-iraniana Nastaran Rasawi Khorazani no Rio de Janeiro.

2024 curadoria da programação de teatro, música, dança, audiovisual e literatura representativa do Brasil como país convidado de honra do Festival Internacional Cervantino em Guanajuato, México.

2024 – modernização de equipamento do espetáculo Som e Luz do Museu Imperial em Petrópolis, RJ.

Realizados

2024 – modernização de equipamento do espetáculo Som e Luz do Museu Imperial em Petrópolis, RJ.

2022 – produção e curadoria do CÂMBIO festival e residências, edição presencial, com participações de Cia. Unterwasser (Itália), Andrea Costanzo Martini (Itália), Cristina Moura (Brasil), Goos Meeuwsen (Países Baixos) e os residentes da Sede da Cia. dos Atores (Brasil).

2021 a 2022 – produção e curadoria de duas edições de festival e residências, CÂMBIO virtual, com participações da Stephen Petronio Company (EUA), Wunderbaum (Países Baixos), Arno Schuitemaker (Países Baixos), Cristina Moura (Brasil), Monique Vaillé (Brasil) e Monique Gardenberg (Brasil).

2018 – coprodução da primeira grande exposição da artista belga Chantal Akerman no Brasil. Falecida em 2015, aos 65 anos, é consagrada internacionalmente como uma das melhores realizadores do cinema contemporâneo. Em parceria com a Cisma Produções. No Oi Futuro Flamengo.

2016 – produção do espetáculo teatral O teatro de sombras de Ofélia, baseado no conto de Michael Ende, direção e adaptação de Jonas Klabin. Em parceria com a Gávea Filmes.

2015 – produção do evento de dança e música, Dance Rocinha!, com participações de Silvia Machete, Evandro Mesquita e a Blitz.

2015 – produção do espetáculo teatral-musical Mondo Machete, com Silvia Machete, direção Cesar Augusto e texto de Filipe Miguez. Nomeado a melhor produção do Prêmio APTR. www.silviamachete.com.br

2015 – co-direção criativa do catálogo da campanha Asas do Desejo de moda praia do Estúdio Marta Reis. studiomartareis.com/colecao-verao-2016/

2015 – produção do show de música Dussek veste Machete, com Silvia Machete e supervisão artística de Eduardo Dussek.

2015 – coprodução da exposição da artista finlandesa Eija-Liisa Ahtila “Sobre assuntos desconhecidos, natureza dos milagres e possibilidades da percepção”, em parceria com a Cisma Produções.

2014 – produção carioca de The Designated Mourner de Wallace Shawn com Wallace Shawn, Deborah Eisenberg e Larry Pine.

2013 a 2014 – produção de Vampiras Lésbicas de Sodoma, escrita por Charles Busch, um clássico da off-Broadway, direção e versão brasileira Jonas Klabin, com Marya Bravo e Thiago Chagas no elenco. Três vezes vencedor do prêmio Cenym (melhor ator coadjuvante para Thiago Chagas, melhor elenco e melhor design/execução de som). Temporada carioca, turnê para Niterói e ao Festival de Teatro de São José do Rio Preto e participação da ocupação artística DulcinaVista do Teatro Dulcina.

2013, a produção do musical As mulheres de Grey Gardens – o musical, baseado no documentário homônimo, de Doug Wright, Scott Frankel e Michael Korie, direção Wolf Maya, direção musical Carlos Bauzys, versão brasileira Jonas Klabin, com Soraya Ravenle, Suely Franco, entre outros. Três vezes nomeado ao prêmio Cesgranrio (Cenário – Bia Junqueira, Iluminação, Atriz Coadjuvante – Suely Franco), nomeado ao prêmio Shell (Atriz – Suely Franco), três vezes nomeado ao Prêmio APTR (Cenário – Bia Junqueira, Atriz Coadjuvante – Suely Franco, Produção). A cenografia de Bia Junqueira neste musical foi selecionado para participar na Quadrienal de Praga de 2015 representando o Brasil.

2012 a 2015 – deu continuidade à ocupação artística Câmbio, agora responsável pela produção e programação artística do Teatro Café Pequeno (em parceria com Cesar Augusto e André Vieira). www.cambio.art.br

2012 – produção de um show especial com John Cameron Mitchell e convidados cantando as canções de Hedwig and the Angry Inch, seguido da festa Mattachine dos DJs John Cameron Mitchell, PJ DeBoy e Paul Dawson. www.hedwig.com.br

2012 – produção de um seminário com Martin Sherman, autor de Bent, no Rio de Janeiro.

2012 – co-produção do espetáculo O Desaparecimento do Elefante de Haruki Murakami, em temporadas carioca e paulista, com direção de Monique Gardenberg e Michele Matalon, com os atores Caco Ciocler, Maria Luisa Mendonça, Rafael Primot, André Frateschi, Marjorie Estiano, Felipe Abib, entre outros. Produção: Gávea Filmes. Nomeado e vencedor de diversos prêmios, incluindo melhor produção no prêmio APTR. www.gaveafilmes.com.br/o-desaparecimento-do-elefante/

2011 e 2012 – produção da turnê estadual do show de música Marya Bravo – de Pai para Filha.

2011 – co-produção do espetáculo Inverno da Luz Vermelha (em parceria com a Nós Outros Produções) em sua primeira temporada carioca, de Adam Rapp, direção de Monique Gardenberg e Michele Matalon, com André Frateschi, Marjorie Estiano e Rafel Primot. Vencedor de melhor direção (Monique Gardenberg) no Prêmio Contigo. Nomeado a melhor cenário e melhor ator no Prêmio Shell e nomeado a melhor diretor, melhor cenário, melhor iluminação e melhor ator coadjuvante no Prêmio APTR.

2010 a 2011 – ocupação artística Câmbio (em parceria com César Augusto, Tathiana Mourão e Diogo Liberano) do Teatro Glaucio Gill, pelo qual são nomeados ao Prêmio APTR na categoria especial. www.cambio.art.br

2010 a 2012 – a produção do rock-musical Hedwig e o Centímetro Enfurecido, de John Cameron Mitchell e Stephen Trask, dirigido por Evandro Mesquita, versão brasileira Jonas Klabin, protagonizado por Paulo Vilhena, Pierre Baitelli e Felipe Carvalhido, quatro vezes nomeado ao Premio Arte Qualidade Brasil (melhor diretor, melhor atriz em musical, melhor produção e vencedor de melhor ator em musical para Pierre Baitelli), duas vezes nomeado ao Premio Shell (melhor ator e melhor som) e nomeado ao Premio Contigo (melhor versão brasileira). Temporadas carioca, paulista, popular carioca e turnê para Curitiba e Fortaleza. www.hedwig.com.br

2010 – Turnê de Brasileirinho – o Show, em Curitiba e no Rio de Janeiro, que é um encontro do choro brasileiro, contando com os músicos Yamandú Costa, Trio Madeira Brasil, Teresa Cristina, Silvério Pontes, Henrique Cazes, Rui Alvim, e outros.

2009 – estreia carioca da turnê brasileira do DJ Stephane Pompougnac no Hotel Fasano, junto à Rob Digital.

Outros (antes da oZ. existir)

2008 – Jonas Klabin foi responsável pela produção do espetáculo itinerante e interativo Mistério na Mansão de própria autoria e direção. Estrelado por Marcos Oliveira e se apresentando dentro dos cômodos da Casa Museu Eva Klabin. O projeto foi uma realização da Pequena Central de Produções Artísticas. www.pequenacentral.com/o-misterio-na-mansão.html

2007 a 2008 – Jonas Klabin foi produtor executivo do espetáculo O Bem Amado de Dias Gomes, estrelado por Marco Nanini e Cia. dos Atores, com direção de Enrique Diaz, produção artística de Guel Arraes e produção de Fernando Libonati. O projeto foi uma realização da Pequena Central de Produções Artísticas.  www.pequenacentral.com/obemamado.html

2006 – Jonas Klabin escreveu, dirigiu e produziu o espetáculo itinerante e interativo Mistério na Mansão: o caso do vaso perdido de Atlântida. O espetáculo se apresentava dentro dos cômodos da Casa Museu Eva Klabin.

 

 

3_servicos

servico1_b

A oZ. atua nos diversos setores artísticos e culturais. Oferecemos serviços de forma terceirizada de Gestão, Consultoria e Produção para Projetos Culturais, desde a sua concepção, elaboração, formatação, enquadramento nas leis de incentivo à cultura, produção, gestão administrativa, prestação de contas e orientação para captação de recursos. Somos especialistas na Lei do Audiovisual, FSA, em todos os trâmites na Ancine, Lei Rouanet, PROAC-SP, Lei do ICMS-RJ, Lei do ISS do Rio de Janeiro, editais públicos, etc.

Você pode contar com o conhecimento especializado da oZ. em captação, execução e prestação de contas para projetos financiados com qualquer tipo de incentivo. Com a terceirização desses serviços, sua empresa poderá se concentrar em seus objetivos enquanto a oZ. cuida dos detalhes.

servico2_c

  • Criação de conteúdo em conjunto com o proponente
  • Análise de conteúdo e adequação aos objetivos do projeto
  • Elaboração de orçamento e planejamento financeiro
  • Elaboração de book de captação
  • Pesquisa de referências artísticas

servico3_b

  • Federal – Lei Rouanet
  • Estadual – ICMS RJ e PROAC-SP
  • Municipal – ISS RJ
  • ANCINE – todos os processos incluindo registro de empresas, emissão de CPB, emissão de CRT, inscrição na Lei, Editais FSA e Fomento Direto, Classificação de Nível, liberação de recursos, orientação para utilização correta dos recursos incentivados e prestação de contas.

servico4_b

Assessoria para formatação de projetos em editais para captar recursos incentivados. Editais tais como Petrobras, BNDES, Eletrobrás/Furnas, Oi, FSA, Natura, Itaú Cultural, Caixa Econômica, Fomento-RJ, CCBB, Correios, etc.

servico5_b

  • Orientação na utilização dos recursos de acordo com as leis
  • Coordenação da execução física-financeira
  • Elaboração da prestação de contas parcial e final
  • Orientação em prestações de contas já apresentadas

servico6_c

  • Orientação no planejamento de montagem e realização de temporadas para artes cênicas em geral
  • Direção de espetáculos
  • Coordenação geral
  • Temos parcerias estabelecidas com empresas de Design Gráfico, Assessoria de Imprensa, Cenografia, Iluminação e Aluguel de equipamentos.

servico7_b

Seguindo seu crescimento orgânico, a oZ. amplia seus serviços e agora atua também como distribuidora de audiovisual. Com o objetivo de ser a solução para quem quer resolver todos seus projetos culturais num único lugar, a oZ. Distribuidora está pronta para distribuir produções brasileiras ou estrangeiras de longas, médias, curtas metragens e seriados em todo território nacional.

5_imprensa